Muranos: origem e características

Como tudo começou…

A origem dos Muranos se dá na Itália do séc. 13, mas especificamente no ano de 1291, por conta do medo de incêndios. Na época, Veneza já era conhecida pela fabricação de vidros, porém constantes acidentes aconteciam nos locais de fabricação das peças e isso gerava vários problemas para a economia da cidade. Por isso, Doge de Veneza – um cargo semelhante ao de prefeito, decidiu transferir toda a produção do vidro veneziano para a pequena ilha de Murano.


E agora, Murano é vidro ou cristal?

Para entender melhor esta história precisamos saber que cristal é um tipo de vidro. Porém, existem diferenças entre eles. O vidro é um material mais encorpado, ele apresenta um tom naturalmente esverdeado, que se torna intenso conforme aumenta sua espessura. Já o cristal, como dito, é um tipo de vidro, porém é um material mais fino e transparente. Por ser mais delicado se torna luxuoso no universo da decoração.

E o Murano? É conhecido como cristal Murano, seu diferencial está na forma como é produzido (totalmente artesanal) e sua origem histórica. Portanto, os Muranos são um tipo de cristal que agregam a decoração luxo e a sofisticação. São peças únicas, que não são fabricadas em série. Um Murano sempre será diferente de outro em algum aspecto.

Como saber se é Murano verdadeiro?

É notória a diferença entre marcas, por isso, em primeiro lugar é importante saber onde você está comprando. Pesquisar a reputação da loja e procedência das peças. Além disso, peças de murano costumam ser mais pesadas que as peças de vidro comum. Desconfie do vaso de murano lindo, mas levinho. Depois de conhecer toda a riqueza da história do murano e saber o quanto é trabalhoso (e manual) seu processo de fabricação, duvide quando as peças são vendidas por um preço muito abaixo do mercado. Murano é uma obra de arte.

Próximo
Próximo

Coleção Jaipur Entreposto